terça-feira, 26 de abril de 2011

O Amor é muito paciente e bondoso. I Coríntios 13.4¹

Teríamos tanto Amor assim?
A Esquizofrenia na Igreja

Os Esquizofrênicos, na maior parte das vezes, são percebidos, no entanto rotulados de “pessoas de gênero forte” que devem ser toleradas. A falta de informação e o temor de reconhecer que há enfermos no seio da igreja é uma das causas de deixar de trata-los. O próprio apostolo Paulo, certa ocasião, afirmou que não pôde curar Timóteo e reconheceu as enfermidades freqüentes de seu amigo
( I Timóteo 5.23 ).
Ignorar doenças não é privilégio das igrejas, mas acontece nas escolas, na família e nas empresas, que não querem aborrecimento. A falta de amor e compreensão na sociedade leva a buscar a eliminação dos indivíduos problemáticos do seio da comunidade em lugar de tratá-los. Por exemplo, o caso de um médico que perde o emprego pois a equipe do hospital não detectou que ele era esquizofrênico, mas o rotulou de problemático e de incompetente.

Algumas orientações: Na igreja, essas pessoas precisam, ser identificadas pelo o Pastor. É necessário averiguar se tem uma doença física ou é espiritual mesmo. Por serem manipuladoras, deve ser observado o grau de ação no seio da igreja e se alguém for destruído por ela. Quem foi vitima também precisa de assistência. Geralmente o esquizofrênico gosta de colocar nas mentes dos “inimigos virtuais” um sentimento de culpa ou de medo. O Pastor precisa esclarecer a vítima, que essa pessoa “pode” apresentar um distúrbio e deve ser perdoada, compreendida e amada.

... tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
... O amor jamais acaba; Leia I Coríntios 13.1-13.

Nunca se deve expor o esquizofrênico publicamente, pois isso poderia caracterizar constrangimento público e virar processo judicial contra a liderança. Deve se ter discrição, sigilo e tratamento respeitoso. Deve-se procurar sempre ter alguém junto ou próximo ao aconselhando de esquizofrenia, pois este muitas vezes perde o referencial de realidade e pode tentar destruir o conselheiro, caso sinta alguma ameaça.

Nunca deixe que ele manipule você. Coloque limites, não permitindo que sua privacidade seja invadida, nem a de sua família ou que suas horas de descanso sejam perturbadas. Com a desculpa de que só você pode ajudá-lo, muitos esquizofrênicos passam a dominar os conselheiros e a envolvê-los emocionalmente. Quem cura e trata é o Senhor Jesus Cristo, e ele deve ser o apoio do esquizofrênico nos momentos de crises. Nunca o conselheiro. O tratamento com profissionais especializados que compreendem a fé cristã é importante, pois ajudará a obter um diagnóstico e um tratamento mais preciso, sem ferir a doutrina da igreja.

Lembre-se: O profissional deve compreender a fé Cristã, pois se for uma causa espiritual, nenhum medicamento do mundo vai resolver. Se o Pastor ou conselheiro vir que não tem condições de dá assistência, ele deve encaminhar a pessoa a outro Pastor ou conselheiro. Isso não é sinal de fraqueza mais sim de sabedoria. 

Muitos casos de doenças graves necessitam de uma equipe altamente treinada na área espiritual e médica para seu atendimento! 
É importante também promover estudos visando a instrução ao povo da igreja. Convide Médicos para falar sob as principais enfermidades psíquicas e insira esse assunto em sua agenda. Procure abordar o aspecto espiritual com bastante profundidade nos cultos de libertação ou doutrinas.

Livro: Esquizofrenia: Cemitérios de emoções 
Transformados em jardins de alegria
Autor: Prof. Ricardo Abreu Paiva
By: http://universalpentecostal.blogspot.com/



2 comentários:

  1. Paz minha querida, como está? Então, Tudo bem que postou a nossa matéria aqui, só queria te pedir um favorzinho rs, coloque por gentileza a fonte do texto, que é o nosso blog, Paz amada, e já estou te seguindo com muito carinho *--* e quando quiser peguee qualquer coisa lá AVONTADEEEE, desde que coloque a fonte de texto PAAZ MINHA QUERIDAA fique com Deus e ameei oo blooog *-* http://universalpentecostal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. ook minha lindaa *-* pode ficar a vontade em pegar no meu blog os posts ok?
    paaz e aviso sim qndo tiver algo em relação com o teu blg paaz linda fique com Deus

    ResponderExcluir